Este blog destina-se à consulta de recursos, por parte dos alunos, de conteúdos e materiais, que servirão de material de suporte para a execução das tarefas propostas no Guião de Actividades. Bom trabalho.

sábado, dezembro 4

Síntese de conteúdos

Tal como Mussolini em Itália e Hiler na Alemanha, Salazar também limitou os direitos e as liberdades dos cidadãos.
A censura à imprensa que tinha sido instituída em 1926, com a Ditadura Militar, foi-se estendendo, progressivamente, aos outros meios de comunicação, como o teatro, o cinema, a rádio e a televisão (as emissóes televisivas regulares iniciaram-se em 1957) e visava ñão só supervisionar assuntos políticos e militares, mas também religiosos, normas de conduta e toda e qualquer notícia susceptível de influenciar a população num sentido considerado perigoso. Assim, a censura impedia tanto a divulgação de qualquer actividade contra o Governo português, como a de conflitos sociais no estrangeiro, ou ainda a de escândalos de índole amorosa.
Todos os que comunicavam com o público, como jornalistas e escritores, eram forçados a uma auto-censura prévia, a fim de evitar que os seus textos fossem proibidos ou mutilados pela Comissão de Censura. Os livros, embora não tivessem censura prévia, podiam ser apreendidos se contivessem matérias "contrárias aos interesses do Estado". Evitava-se, assim, qualquer crítica ao Estado Novo e impedia-se a criação de uma opinião pública livre.

A polícia política, com funções de prevenção e repressão de crimes políticos, foi criada emm 1933. Primeiro chamada Polícia de Vigilância e Defesa do Estado [PVDE], passou a designar-se Polícia Internacional de Defesa do Estado [PIDE] a partir de 1945.
Esta polícia utilizou a tortura física e psicológica para obter confissões e denúncias e enviou milhares de opositores ao regime para campos de concentração e prisões. Possuía uma vasta rede de informadores (nos locais de trabalho, nas escolas, nos centros de convívio).Tudo isto ajudou a consolidar o poder de Salazar e a manter a ordem nas ruas, facto de que ele, tão orgulhosamente gostava de proclamar.
Todas estas organizações, bem como a enorme propaganda e o controlo do ensino, especialmente através da adopção de manuais oficiais que transmitiam os valores do Estado Novo, ajudaram a consolidar o poder de Salazar.

Sem comentários:

Enviar um comentário